Este blog trata basicamente de ideia própria, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas e relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus leitores.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Posto de Saúde Familiar só existe no papel em Correntes


Um caso da má utilização do dinheiro público acontece em Correntes, no Agreste de Pernambuco. Lá um Posto de Saúde Familiar (PSF) existe só no papel. No Fundo Municipal de Saúde das Correntes na relação de empenhos pagos, no exercício de 2014, mais de R$ 8 mil foi empenhado em favo do credor Carlos da Silva, como pagamento de aluguel de um imóvel, onde funcionaria o PSF Primavera.

A unidade de saúde fantasma funcionaria na Rua F no Loteamento Atalibal Victor, nº 121. No entanto o que nossa equipe de reportagem encontrou por lá foi uma casa pequena e com as portas fechadas. Os moradores, que moram vizinho ao PSF, fantasma afirmam que a casa pertence ao irmão do prefeito da cidade, Edmilson da Bahia (PSB).

“Essa casa foi alugada para funcionar um posto de saúde. Sei que a casa é do irmão do prefeito. Funcionários da prefeitura vieram para olhar a casa e assinaram umas coisas, mas depois não resolveram nada e a residência está fechada há mais de um ano. Por aqui nunca funcionou um posto de saúde”, disse Edmilson Lopes de Melo.

Não é só Edmilson que afirma que a casa pertence ao irmão do prefeito de Correntes, a dona de casa Helena da Conceição também afirma que o proprietário do imóvel é parente de Edmilson da Bahia. “Nesta rua nunca funcionou um posto de saúde. Essa casa foi alugada para funcionar um posto, mas não tem e nem nunca vai ter. A casa está sempre fechada”, afirma Helena.

Procuramos Secretária de Saúde do município Maria Lúcia ela nos informou que na cidade existe sete PSF’s. quatro estão localizados dentro da cidade nas seguintes localidades Alto São José, Rua Sete de Setembro, Rua da Primavera e Vila Briguinho, e três na zona rural, no Sítio Bezerra, Poço Comprido e Pau Amarelo. Quando a secretária foi questionada sobre o PSF fantasma ela disse que lá teria funcionado por seis meses e depois teria sido fechado e a unidade de saúde teria sido transferida.

Ao ser questionada do imóvel ser de propriedade do irmão do prefeito e de haver um empenho de um aluguel de uma casa que está fechada Maria Lúcia disse que esse assunto deveria ser tratado com o Secretário de Governo Maxsuwell Correia Carneio Cabral, conhecido como Mazinho.

Nossa equipe de reportagem procurou por Edmilson da Bahia para falar sobre o assunto, mas o prefeito não estava na prefeitura. Também foi procurado o secretário de Governo que não foi encontrado. Foi tentando também o contato por telefone com Mazinho, que disse que estava viajando para Garanhuns, cidade próxima a Correntes, e que lá nos concederia uma entrevista. Mas, ao ligar novamente para o secretario, este não atendeu mais ao telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin

POSTAGENS POPULARES