Pernambuco ocupa, atualmente, o quarto lugar no Brasil em taxa de incidência de tuberculose (50,4 casos por 100 mil habitantes em 2013) e o segundo lugar em mortalidade (3,8 óbitos por 100 mil habitantes). Anualmente, são registrados, em média, 4,5 mil novos casos no Estado, com uma média de 350 mortes. Entre as capitais brasileiras, Recife é a terceira em taxa de incidência (104,8 casos por 100 mil habitantes em 2013) e a primeira em número de óbitos.
Para chamar a atenção do público para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) mobilizou os municípios em torno do slogan “Tuberculose: diagnosticar, tratar e curar”. A campanha tem como objetivo alertar a população a respeito desse grave problema de saúde pública, divulgando e orientando sobre os sinais e sintomas da doença, favorecendo o diagnóstico precoce e propiciando acesso ao tratamento adequado em tempo hábil.
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, entre outros municípios pernambucanos, realizam atividades de mobilização social e busca ativa de casos, além de palestras e capacitações, desde segunda-feira (23/03). O Estado irá apoiar as atividades, por meio do Programa de Controle da Tuberculose e do Programa Sanar, que faz o enfrentamento a sete doenças negligenciadas, entre elas, a tuberculose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário