Este blog trata basicamente de ideia própria, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas e relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus leitores.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Descaso na saúde Moradores reclamam da falta de medicamentos e da demora para realizarem exames em Bom Conselho.

Moradores da cidade de Bom Conselho e Distritos denunciam falta de medicamentos de uso continuo nos postos de saúde e a grande dificuldade de se conseguir marcação de exames solicitados pelos médicos que prestam atendimento pelo Hospital e Posto de Saúde.

As principais reclamações vem dos moradores que são cobertos com o atendimento do Hospital, localizado em Frente a Funerária Monsenhor Alfredo Damaso, a população fazem inúmeras queixas, que vão desde a desorganização no agendamento de uma consulta, a demora para a marcação de exames no Hospital que chegam a ultrapassar 6 meses até a falta de diversos tipos de medicamentos, principalmente os medicamentos de uso continuo, que são imprescindíveis para pacientes hipertensos, diabéticos e cardíacos.

Segundo fucionarios do hospital, as dificuldades iniciam na restrição de dia e horário para agendamento de consultas médicas que são feitas somente de madrugada, porém é preciso chegar as 03hr da manhã para conseguir uma senha que é distribuída as 07 horas para marcação de consulta e as 06 marcação de exame que por sua vez é marcado a consulta para a semana seguinte.

As consultas médicas são realizadas de segunda a terça-feira a partir das 7hr da manhã, uma vez que o atendimento das consultas não obedece a ordem do agendamento que foi feito na semana anterior, os usuários são obrigados a chegarem à frente do hospital por volta das 3h da manhã.

Entre esse processo de agendamento ao atendimento de uma consulta o usuário perde mais de 7hr em esperas.

Após a consulta é que poder das guias de exames clínicos ou encaminhamento para um especialista, os pacientes dirigem-se à Central de Marcação de Exames, que fica dentro da mesma unidade de atendimento. Lá encontram muitos problemas de organização, o que acarreta em uma demora de mais uma semana pois te que voltar de madrugada para a realização da marcação do exames e/ou consulta com especialista, fato que está levando muitos pacientes a recorrerem a médicos particulares ou desistirem dos tratamentos.

Segundo uma funcionária concursada, que trabalha na área de saúde a mais de 10 anos, e não permite que a identidade seja revelada, há 3 anos atrás a realização de exames eram feitos com mais agilidade do que nos dias atuais, que a atual Secretária de Saúde do Município de Bom Conselho reduziu significativamente o número das cotas de médicos que tenham especialidade e exames. Por exemplo, ha três anos a trás um paciente conseguia realizar um Eletrocardiograma em 10 dias, na gestão atual o mesmo paciente não consegue realizar o Eletrocardiograma antes de dois meses de espera”, revelou a funcionária que não permite revelar a sua identidade.

Os moradores de Bom conselho que a mais de nove meses falta médicos e medicamentos no posto de saúde no distrito, e os moradores do distrito relatam que a meses não conseguem marcar exames clínicos.

Os moradores fazem um apelo para que seja formada uma comissão de vereadores do município para visitarem em caráter de urgência os Postos de Saúde, para ver de perto a situação de cada unidade como estão os seus funcionamentos desses serviços, de que maneira estão sendo feita as triagens para a marcação dos exames e os estoques dos remédios pois se o hospital esta assim como esta os distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin

POSTAGENS POPULARES