O número de assalto a bancos em Pernambuco já é três vezes maior do que no mesmo período de 2014. Somente nos dez primeiros dias de março, quatro agências bancárias foram alvo de criminosos. Desde o início do ano, já foram nove roubos. Apesar da lei que obriga as agências a adotarem normas de segurança, as determinações não são totalmente cumpridas.
Segundo a Lei Federal 7.102, de 1983, os bancos precisam ter, no mínimo: vigilantes, alarme, câmeras e cabine blindada. No Recife, a lei 17.647, de 2010, obriga as agências a ter: vidros, janelas e portas giratórias blindadas, guarda-volumes, circuito interno de segurança, sistema detector de metais, entre outros itens. Para o Sindicato dos Bancários, a violência está ligada justamente a falta dos itens obrigatórios nas agências do Grande Recife.
Outra preocupação é com os sequestros. Este ano ocorreram três casos e o último foi na semana passada, quando o gerente de uma agência em Caruaru e toda a família foram feitos reféns. Através de nota, a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife informou que faz a fiscalização a partir de denúncias do Sindicato dos Bancários. De acordo com a Secretaria, as pessoas que desejam denunciar irregularidades podem ligar para o 3355.2121. O serviço funciona 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário