Se você acha que seu trabalho é ruim, então conheça Devi Lal. O mergulhador de esgoto" de Nova Deli, na Índia, recebe 11 reais por dia para chafurdar na lama desentupindo os esgotos da cidade.
Devi, de 43 anos, também recebe uma garrafa de bebida alcoólica para embotar os sentidos antes de começar sua odiosa tarefa.
Escandalosamente a cidade não se incomoda em fornecer roupas de proteção para Devi e seus colegas são obrigados a passar horas na água imunda vestidos apenas com um calção.
De acordo com Harnam Singh, o presidente do Safai Delhi Karamchari Commision, (comissão dos limpadores), quase 70 por cento dos catadores manuais morrem no trabalho. Estima-se que 61 mergulhadores de esgoto morreram nos últimos seis meses.
Mesmo com a prática proibida em 1993, as agências governamentais ainda usam milhares de catadores manuais para limpar os esgotos na Índia.
A Índia é uma das economias que mais crescem no mundo. Mas a pobreza continua a ser generalizada com uma estimativa de 42,5 por cento das crianças que sofrem de desnutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário